FAÇA MAIS DO QUE AQUILO QUE LHE É PROPOSTO – FAÇA A DIFERENÇA

28/04/2013 10:26

 

“Se o homem fizer apenas o que se exige dele, é um escravo. No momento em que faz mais, é um homem livre”.

A.W Robertson

Paulo trabalhava em uma empresa havia dois anos. Sempre foi um funcionário sério, dedicado e cumpridor de suas obrigações.

Nunca chegava atrasado. Por isso mesmo já estava havia dois anos na empresa, sem ter recebido uma única advertência. Certo dia, insatisfeito, ele foi até o diretor para fazer uma reclamação:

- Sr. Gustavo, tenho trabalhado durante por dois anos em sua empresa com toda a dedicação, só que me sinto um tanto injustiçado. Fiquei sabendo que o Fenando, que tem o mesmo cargo que eu e está na empresa há somente seis meses, será promovido?

O Sr. Gustavo, fingindo não ouvi-lo, disse:

- Foi bom você vir aqui. Tenho uma tarefa na qual você poderá me ajudar. Estou querendo oferecer frutas como sobremesa ao nosso pessoal, após o almoço de hoje. Aqui na esquina tem uma barraca de frutas. Por favor, vá até lá e verifique se eles têm abacaxi.

Paulo, sem entender direito, saiu da sala e foi cumprir a missão.

Em cinco minutos estava de volta.

- E aí, Paulo? – Perguntou o Sr. Gustavo.

- Verifiquei o que o senhor pediu e eles têm abacaxi sim.

Quanto custa?

Ah! Isso eu não perguntei.

- Eles têm abacaxi suficiente para atender a todo pessoal?

- perguntou o Sr. Gustavo.

- Também não perguntei isso.

- Há algumas frutas que possa substituir o abacaxi?

- Não sei – respondeu Paulo.

Muito bem, Paulo. Sente-se ali naquela cadeira e aguarde um pouco.

O diretor pegou o telefone e mandou chamar o novato Fenando. Deu a ele a mesma orientação que dera ao Paulo. Em dez minutos, Fernando voltou.

- E então? – indagou o Sr. Gustavo.

- Eles têm abacaxi sim, Sr. Gustavo.

- Eles têm abacaxi sim, Sr. Gustavo. E é o suficiente para todo nosso pessoal e, se o senhor preferir, têm também laranja, banana, melão e mamão. O abacaxi custa R$ 1,50 cada, a banana e mamão custam R$ 1,00 o quilo, o melão custa R$ 1,20 cada e a laranja custa R$ 20,00 o cento, já descascada.

- Porém, como eu disse que a compra seria grande quantidade, eles nos concederão um desconto de 15%. Deixei reservado. Conforme o senhor decidir, volto lá e confirmo o pedido – explicou Fernando.

Agradecendo as informações, o patrão lhe disse para voltar ás suas atividades.

Sr. Gustavo se voltou para Paulo, que permanecia sentado e perguntou-lhe:

- Paulo, o que foi que você estava me perguntado?

- Nada, patrão. Esqueça. Com licença.

E Paulo deixou a sala, voltando assim para realizar as suas tarefas.

Veja que situação maravilhosa Se não nos esforçamos em fazer o melhor, mesmo em tarefa que possam parecer simples, jamais nos serão confiadas tarefas de maior importância.

Todas as vezes que fazemos o uso correto e amplo da informação, criamos a oportunidade de imprimir a nossa marca pessoal. Você pode e deve se destacar, até nas coisas mais simples, como Fernando.

Portanto, quando estiver com uma tarefa em mãos surpreenda aquele que lhe confiou esta responsabilidade fazendo muito mais daquilo que foi proposto.

A certeza é de que você vai alcançar muito mais do que aquilo que está esperando.

VIVA A DIFERENÇA! SEJA A DIFERENÇA!

“O preço pela perfeição é a prática constante”

Andrew Carnegie